O sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. Está cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra, e a estrela mais próxima depois do Sol, é a Centauri que esta cerca de 40 trilhões de quilômetros da Terra.
Para nós arquitetos, podemos considerar como importante para nossa profissão porque, sem ela não teríamos como proceder nas nossas edificações. O sol é a primeira das variáveis que temos que estudar para que o nosso projeto não traga um ambiente desconfortável para o nosso cliente. O estudo da carta solar é feito a partir de vários gráficos, feitos para facilitar e agilizar o processo de elaboração de um projeto.
Cada ponto da Terra recebe uma coordenada que distingue a localização do terreno que será estudado, a partir desses pontos podemos achar a carta solar e realizar esse estudo. Hoje em dia existem muitos programas que trazem tabelado essas cartas e facilitam, muitas das vezes, esse trabalho de encontrar a carta solar da coordenada escolhida.
Feita a escolha do ponto, o profissional deve ter no mínimo a compreensão de como funciona a carta, porque o programa não vai trazer completinho o resultado do seu estudo. Tendo em mão a carta deve-se entender todos os dados nela existente. Esse exemplo que foi colocado é a carta solar de São Paulo com sua latitude de -23.61. O programa utilizado pra conseguir essa carta solar foi o SOL-AR, com esse programa você consegue as cartas solares das principais capitais do Brasil.
Na carta pode-se observar alguns números, vamos entender cada um deles:
- Existe a direção do Norte, Sul, Leste e Oeste e os graus de cada um deles;
- No lado externo da carta existe alguns dias do ano, (No lado direito os dias de 21 de Janeiro ate 22 de Junho; No lado esquerdo os dias de 22 de Junho ate 22 de Dezembro [que se repete também no lado direito da carta]);
- Na parte interna da carta existe alguns números em AZUL (que são as horas do dia, horários esses que o Sol nasce e se põe)
Depois de encontrar esses pontos fica mais fácil a partir daqui observar a carta solar...=P...não né???...isso é normal, vamos continuar:
Observando as horas e as linhas dela, é possível ver que elas se cruzam com as linhas dos dias, correto? Então quando você vai começar, a primeira coisa que você tem que fazer é escolher o dia que você vai estudar na carta.
Vamos escolher um dia aleatório na carta de São Paulo: dia 16 Abr.
Depois temos que escolher a hora que vamos estudar, óbvio que essa tem que ser quando o Sol está mais forte, que nesse dia a gente pode usar o horário de 10 da manha.
Encontrado o ponto de encontro da linha das horas com a linha do dia, é só traçar uma linha do centro do circulo ate o ponto de encontro e depois seguir ate a borda do circulo. Essa é a primeira etapa do estudo, agora você esta na metade do caminha. (não precisa ficar desesperado, achando que falta muito, não, a segunda parte e bem menor do que essa primeira...prometo)
Esse ponto na circunferência que deu na hora de ligar o centro do circulo com o ponto das duas linha e o angulo do sol na sua fachada que você ta estudando...Como assim??? Eu vou voltar um pouco agora na parte da teoria só pra deixar mais claro.
--Quando você pega o terreno no ponto escolhido e coloca pra achar o Norte, Sul, Leste e Oeste dele, automaticamente você descobre aonde o sol nasce no terreno...(será porque né...=P)...no Leste...vamos lá meu povo...em fim, aonde que o sol deve ser tratado com soluções arquitetônicas? no sol Oeste e nos pontos mais fortes do Norte, certo? Dessa forma a gente posiciona o terreno colocando a fachada que está voltada para o Oeste voltada para o Oeste também na carta solar, não pode mudar isso hora nenhuma se não, já não vai ser a mesma coisa...
Na imagem a baixo mostra as fachadas de uma "edificação", a fachada Norte dela, esta localizada bem em cima da linha do Leste/Oeste e bem no centro, também, da linha Norte/Sul. Então nesse caso a gente vai esta procurando uma solução para essa fachada.
Agora que você conseguiu colocar o terreno na carta solar, é só pegar aquele ângulo que deu no primeiro resultado e colocar no seu desenho. Aquele ângulo vai ta mostrando aonde que o sol vai estar horizontalmente no seu projeto. (na imagem a cima existe três posições do sol uma mais próxima do leste, outra mais próxima do norte e a ultima próxima do oeste, essas três posições foram encontradas a partir de um ângulo. Você achou um ângulo para uma quarta posição que vai ser próxima do ângulo de 40º.)
Voltando para a segunda parte do processo de estudo, agora vamos encontrar o ângulo horizontal do sol no seu desenho. Como assim? o valor que foi encontrado, foi um valor pro ângulo horizontal, agora estamos procurando um valor pro ângulo vertical do sol.
Voltando lá na carta solar, existe mais alguns números que estão na parte interna na carta, perto da linha Norte/Sul.
Depois que você achou o ponto aonde as linhas da hora e do dia se cruzam, é só pegar um compasso colocar a agulha no centro do circulo e o grafite no ponto e girar o compasso ate ele chegar nessa linha. ai você vai encontrar o ângulo vertical do sol.
Depois de tudo isso, você vai ter dois ângulos um de 40º que informa a posição horizontal do Sol e um de 45º que informa a posição vertical do Sol.
(OBS:esses valores são aproximado, porque não tive a carta de São Paulo impressa para poder fazer o teste com os materiais necessários, então qualquer variação desse valor, vai ser bem próximo desse resultado).

Parabéns, cara, ótima pesquisa, me ajudou muito =D
ResponderExcluir